terça-feira, 14 de agosto de 2012

COMÍCIO DE JOSÉ GONÇALVES: JOSÉ CABRAL, MIRINHO E A LUTA PELA TERRA


No meu discurso no comício de José Gonçalves falei sobre a luta histórica dos moradores do bairro pela terra e por uma moradia digna. Citei dois personagens principais na história do bairro: Seu Zé Cabral (foto abaixo), representante autêntico dos moradores, e o Prefeito Mirinho Braga. Cabe destacar que Seu Zé Cabral permaneceu no palanque até o discurso final do nosso candidato a reeleição, Mirinho Braga.

José Cabral
Abaixo, trechos do meu discurso:


1) Sobre a importância da história na construção do futuro do bairro:
“Não podemos esquecer o nosso passado. A história se escreve não se esquecendo do passado... vivendo o presente, de maneira honrada, com trabalho... A história se escreve construindo-se o futuro com dignidade, força, vontade, desprendimento, se abrindo mão de interesses particulares e saindo em defesa do interesse da coletividade.”


2) Sobre a relação das histórias de Seu Zé Cabral e Mirinho com a história do bairro:
 “...a história de José Gonçalves... se confunde... com a história do nosso amigo José Cabral... com a história política de Mirinho Braga. Ali atrás, a luta pela terra, pela defesa do direito à moradia digna deste povo. Seu Zé Cabral, personagem principal, que, com dignidade, honradez, autenticidade, defendeu a terra para o povo deste bairro. Hoje, Mirinho Braga... realizador de melhorias no bairro... a recuperação da lagoa, a pavimentação de ruas e mais ruas... a Escola, o Módulo de Família, a água e o futuro promete ainda muito mais... garantia à vida digna.”

3) Sobre o desafio que se apresenta para o futuro:
“Esta aí, diante de nós, um grande desafio: conciliar o direito à terra com a preservação do meio ambiente, contra a especulação imobiliária, contra o capital econômico, que quer tirar da nossa gente o direito à terra. Mirinho Braga, esta é a nossa Luta: garantir o direito à terra, à moradia digna, à propriedade... combatendo a especulação imobiliária. Obrigado e que Deus nos abençoe.”

Multidão presente no Comício


Nenhum comentário:

Postar um comentário