segunda-feira, 13 de agosto de 2012

INICIANDO


Olá pessoal! A partir de agora passarei a utilizar também o Blog como ferramenta para expor ideias e trocar informações de um modo geral. A ideia é que esse possa ser um espaço utilzado de forma mais ampla que o Facebook, considerando que são ferramentas diferentes mas utilizadas como meios de expressão, e contato (mesmo que virtual) com as pessoas. Estando sempre aberto ao debate, crítica e sugestões, espero que acompanhem!
Para começar, vai um texto contendo um pouco da minha história.


Sou Messias, candidato à reeleição para um terceiro, e consecutivo, mandato de vereador. Feito não alcançado por vereador de família tradicional buziana em toda a história política do Município de Armação dos Búzios.
Vou compartilhar com vocês um pouco do Messias cidadão, agente público e agente político. Vou compartilhar com vocês um pouco de minha história...
... PESSOAL E FAMILIAR: nascido em 03 de fevereiro de 1962, sou o primeiro de três filhos de família tradicional buziana. Estudei no ensino fundamental em escolas públicas de Búzios e de Cabo Frio, e tive meus estudos em instituições particulares, no ensino médio e na faculdade, custeados pelos meus pais (ele comerciante, ela costureira e depois ambos caseiros) e pelos meus avós maternos (ele empregado dos então proprietários da casa da praia Azeda, que ajudou a construir, e ambos tendo renda complementar proveniente de aluguel de imóvel próprio). Em 1990 casei-me com Leiliana de Souza Coutinho, servidora concursada do Município e graduada em Gestão de RH, com quem tenho três filhos: Laís, com 18 anos; Caio Mateus, com 14 anos; e Tito, com 6 anos.
... PROFISSIONAL: em 15 de junho de 1985, com 23 anos, me formei Engenheiro Eletricista, e exerci a profissão até julho de 1987. No mesmo ano passei no concurso do Banco do Brasil, onde permaneci na ativa, nas agências de Cabo Frio e Búzios, entre agosto de 1987 e dezembro de 2000. Desde janeiro de 2001 encontro-me licenciado, sem vencimentos.
... SOCIAL E RELIGIOSA: desde a mocidade, me envolvo nas atividades da comunidade religiosa local denominada Igreja Metodista, que tem como lema “Comunidade Missionária a serviço do povo”. Como membro da comunidade religiosa, contribuí durante anos com atividades no bairro de Baía Formosa e exerci funções nas áreas administrativa, de ensino, devocional e evangelística. Participo de campanhas que visam manter vivo o lema da Igreja.
... POLÍTICA:
Iniciei na atividade político-partidária pelo PDT no final dos anos 70, época em que cursei o ensino médio e Búzios era Distrito de Cabo Frio.
Em 1995, com o PDT à frente do movimento, veio a emancipação, que culminou com a primeira eleição municipal em 1996. Mirinho Braga, companheiro do PDT, foi eleito o primeiro prefeito da Cidade de Armação dos Búzios.
Naquele mesmo ano de 1996, antes do início do processo eleitoral, me desfiliei do PDT e fui um dos fundadores do PT local, sendo também um dos candidatos a vereador do partido já naquela primeira eleição, numa coligação formada por PT e PV, que lançou candidato próprio, do PT, a prefeito da Cidade. Fui o candidato mais votado da Coligação e o nono mais votado entre todos os candidatos a vereador naquela eleição, com 170 votos, mas a Coligação não atingiu o coeficiente eleitoral e, portanto, não elegeu vereadores.
Mas, nosso propósito foi alcançado! Contribuímos para o debate incluindo na agenda política da nova cidade as propostas do planejamento estratégico, da participação popular, do orçamento participativo, da inversão de prioridades (todas do PT) e da preservação ambiental (do PV), numa época em que ainda tramitava no Congresso projeto de lei que seria aprovado em 2001, depois de 11 anos de discussões, e se tornaria a lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, denominada “Estatuto da Cidade”. Lei esta que estabelece normas de ordem pública e interesse social, que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. Ou seja, o Estatuto da Cidade estabelece normas para o desenvolvimento sustentável da cidade, através do equilíbrio entre as vertentes econômica, social e ambiental.
Em 2000, fui mais uma vez candidato a vereador pelo PT, defendendo as mesmas propostas, numa coligação com o PSB e apoiando a candidatura à reeleição de Mirinho Braga pelo PDT. Tive mais de 230 votos, ficando na 1ª suplência da Coligação. O PT negociou com o PDT uma secretaria e o meu nome foi indicado pelo Partido para assumi-la. A Secretaria, criada por sugestão do PT, foi denominada Secretaria de Habitação e posteriormente, por solicitação minha, passou a ser denominada Secretaria de Habitação e Assuntos Fundiários. Fui Secretário durante todo o 2º mandato de Mirinho Braga (2001 a 2004), exceto no período em que me afastei para concorrer, mais uma vez, a vereador do Município, só que daquela vez como candidato do PDT. Isto se deu porque em 2002, depois de 6 anos no PT, retornei com meu grupo para o PDT.
Em 2004, com mais de 320 votos, me tornei vereador eleito pelo PDT, que não conseguiu eleger o sucessor de Mirinho Braga. Fui então, em meu primeiro mandato, vereador de oposição; vereador de oposição ao Governo Toninho Branco.
Em 2008, com exatos 762 votos, me tornei vereador reeleito pelo PDT, numa eleição que coincidiu com o retorno de Mirinho Braga à Prefeitura da Cidade.
Em toda a minha trajetória tenho procurado manter a coerência ideológica, as propostas para o desenvolvimento de nossa Cidade e a fidelidade ao grupo político do qual participo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário